domingo, 16 de março de 2014

Rough ou Rafe.

Neste post citarei uma técnica muito importante na concepção de qualquer projeto gráfico. Estou falando do Rough que também é conhecido popularmente como Rafe. Trata-se de um esboço inicial, ou seja, um desenho bruto daquilo que você imaginou e idealizou para determinado projeto.


Por meio dele podemos testar todas as possibilidades e ideias antes de partir pra etapa de produção gráfica no computador. Quando trabalhamos com o auxilio do rafe fica muito mais fácil e prático executar nossas ideias. Existe diversos tipos de rafes desde os mais simples até ilustrações complexas, não existe uma regra geral para se produzir um rafe. Um bom rafe é aquele que consegue passar a ideia em sua essência. O rafe acima foi utilizado para um trabalho na faculdade onde o Briefing (citarei em outro posto o que significa esse termo) pedia para elaborarmos um panfleto para a web que estimulasse as pessoas a lerem pelo menos uma crônica de Rubem Braga.

Alguém que está conhecendo este mundo do design gráfico geralmente tende a partir logo para o computador e software para criar seus projetos, isso não é muito aconselhável. Utilize a técnica do rafe, com ele fica muito mais pratico produzir a arte final no computador, uma vez que você já especificou tudo no rafe, como: Onde vai entrar texto ou imagem, posição do título, se você vai abrir a arte com um título ou com uma imagem etc.

Não sei desenhar... 
Todos nós sabemos desenhar. Quando crianças fizemos diversos desenhos, para elaborar um rafe não é preciso ser um desenhista nato e com algumas formas geométricas básicas como retângulos, quadrados e círculos que até mesmo uma criança de 5 anos de idade pode desenhar conseguimos construir um rafe eficaz. Abaixo 2 exemplos claros disso que acabei de falar. Reparem no primeiro rafe , bem parecido com aqueles desenhos que costumávamos fazer no jardim de infância não ?! E o segundo um amontoado de rabiscos. Quem aqui não sabe fazer rabiscos ?

Imagem: cson1b.blogspot.com.br



Imagem: arianepadilha.wordpress.com

Imagem: www.flickriver.com
Outro motivo importante para se usar um rafe é que em uma agência de propaganda por exemplo, em algumas vezes que tem as ideias não é necessariamente  a mesma pessoa que vai colocá-la em prática. E ter um desenho que exprima essa ideia básica facilita muito para quem vai desenvolvê-la e transformá-la em arte final para ser impressa ou veiculada. Lembre-se o processo de criação não começa no computador e sim em uma mesa com um pedaço de papel em branco e um lápis. Crie vários rafes para um projeto, pelo menos três, depois escolha o melhor. Nem sempre a primeira ideia será a melhor.


Um comentário: