terça-feira, 18 de março de 2014

Afaste-se do computador I.

Olá amigos, hello friends. Este post "Afaste-se do computador " será dividido em duas etapas, na primeira falarei um pouco sobre o termo que utilizei no post anterior, o Briefing. E no post que seguirá conversaremos um pouco sobre o Brainstorm. Esses processos são duas etapas muito importantes na elaboração de qualquer projeto gráfico de comunicação visual, design gráfico ou publicidade. Bem vamos lá.
 "O design tem uma coisa em comum com a biologia: não existe essa coisa de geração espontânea. Quer o design seja para o pessoal da redação ou para a diretoria, sempre há algum trabalho de pré-design a fazer se você espera produzir um design que funciona, literalmente e figurativamente." (GOLOMBISKY; HAGEN, 2010, p.10)

O briefing é o agrupamento de informações fornecidas pelo cliente ou coletadas e reunidas por nós designers. Um bom briefing deve ser detalhado e conter o máximo de informações possíveis à respeito de nosso cliente. A princípio quem deve nos fornecer todas essas informações como o tipo de publico alvo a ser impactado, se o design deve estar em coordenação com outros designs anteriores, para quem o design deve falar, quem são os concorrentes e como eles se posicionam no mercado, como o produto final da criação se apresentará ao público ou seja, como ele será entregue ou distribuído, é o cliente ou a empresa contratante de seus serviços, contudo, infelizmente como já sabemos não é sempre que funciona dessa maneira, alguma vezes o cliente não terá essas informações para fornecer ao designer ou diretor de arte, o que caberá a quem for executar o projeto a realizar essa pesquisa e reunir essas informações extremamente importantes. De maneira alguma deve-se iniciar um projeto sem informações como esta, seria o mesmo que tentar achar um agulha em um palheiro escuro e as chances do design não comunicar o que deve e para quem deve  são muito altas. Resumindo sempre comece com a pesquisa, todo processo de criação deve antecedido de uma pesquisa ou seja, um briefing claro e detalhado.

"Os principiantes poderiam estar inclinados a optar diretamente pelo computador. Mas os designers profissionais sabem que o design gráfico eficaz começa com a pesquisa: coleta de informações e pensamento crítico sobre o design à mão." (GOLOMBISKY; HAGEN, 2010, p.10)


                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário