quinta-feira, 20 de março de 2014

Afaste-se do computador II.

O Brainstorm. 

 

Imagem: www.syscortech.net

 

















Agora que já temos nosso briefing elaborado podemos partir finalmente para o brainstorm que nada mais é do que o conceito e as possibilidades de um design ou layout. Em outras palavras o brainstorm é um momento em que reunimos o máximo de ideias e possibilidade para determinado projeto, geralmente é feito em grupo e alguns casos como o de um profissional freelancer pode ser concebido sozinho também. A segunda opção não é muito recomendada. Citarei abaixo três passos a serem seguidos na hora de realizar um brainstorm de acordo com o livro "Espaço em branco não é seu inimigo", esses passos podem ser encontrados na página 15.

1. Esvazie-se: Comece com a mente vazia. Esvazie tudo o que você conhece sobre isso. O que quer que seja. Coloque tudo no papel. Crie diagramas e desenhe conexões. Sinta-se livre para fazer associações sem culpas. Sem limitações. Quantidade é importante. A lista mais longa vence.

2. Filtre: Depois faça outra coisa. Foco dividido é quando você trabalha em duas coisas ao mesmo tempo. Ideias cozinham em fogo lento enquanto você e seu cérebro se ocupam das tarefas de rotina e outros afazeres. Essas outras tarefas também podem ser inspiradoras. Exercícios e uma pequena soneca são igualmente produtivos. Ou force você mesmo a sair da sua zona de conforto tentando algo novo. Aventure-se.

3. Transforme: Agora, de volta ao trabalho. Mude-o. Transforme-o em outra coisa. Ou o estenda (ou o reduza) (ou parte dele) ao ponto do absurdo. Ou faça o oposto, só para contrariar. Associe-o a algo aleatório, incongruente ou ao que antes era incompatível. Pense no paradoxo. Rejeite o óbvio, bem como seus favoritos e as primeiras escolhas.

Essas dicas são muito válidas na hora de executar um brainstorm, e lembre-se, o brainstorm funciona muito melhor em grupo e para que o processo funcione corretamente alcançando o máximo de produtividade temos um regra básica que devemos seguir, apenas uma. "É proibido proibir", durante um brainstorm deve-se apresentar ideias das mais variadas possíveis sem que ninguém faça nenhum tipo de pré julgo destas, qualquer ideias é válida, até mesmo aquelas aparentemente mais absurdas. Nesse caso a quantidade é muito melhor do que a qualidade das ideias. Lembrem-se disso. É através dessa grande pilha de ideias que chegaremos a um ideia final. A nossa grande ideia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário